sexta-feira, 25 de junho de 2010

Objeto em cena

Como usar o objeto na cena teatral? De que maneiras o objeto pode compor uma dramaturgia? O boneco é um objeto? O corpo é um objeto?Algumas destas questão serão tratadas na mesa de conversa Objeto em Cena, que acontece no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, às 16h, pela programação do 4º Fita Floripa - Festival Internacional de Teatro de Animação.

A mesa contará com a presença do argentino Maurício Kartun, premiado dramaturgo, diretor e especialista em poética de objetos; André Carreira, professor do curso de Teatro da UDESC e diretor de Women's White Shirts, espetáculo que faz uso do corpo de uma atriz como objeto de cena; e Magda Modesto, pesquisadora e uma das maiores colecionadoras de títeres do país.

Duas peças infantis também estão na programação do Fita. A Companhia Periplos, do Chile, faz a releitura de uma lenda latino-americana e narra as inusitadas aventuras de um coelho nos dias da criação do mundo, em Por qué el Conejo Tiene Orejas largas?, que será encenada às 20h no Teatro da UFSC. Para que possa crescer, o coelho tem que enfrentar felinos selvagens, um condor, uma anaconda e outros animais mais fortes. Com direção de Domingo Araya, o espetáculo alia manipulação de bonecos e atuação.

De Curitiba, o Grupo Merengue apresenta Maria das Cores e Seus Amores, outro espetáculo que faz uso de bonecos, mas também conta com atuação e máscaras. Maria das Cores arruma sua mala para viagem, mas se perde no meio do caminho e seu mundo fica cinza. Inicia-se, então, uma grande aventura para que todas as suas cores sejam recuperadas. A peça acontece no Teatro do SESC, às 15h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário