sexta-feira, 18 de junho de 2010

Fita começa domingo!

Começa domingo com três espetáculos internacionais no Centro de Cultura e Eventos da UFSC o 4º Fita Floripa – Festival Internacional de Teatro de Animação. São 55 apresentações em Florianópolis, Criciúma e Joinville, durante a semana de 20 a 27 de junho. Desde a primeira edição o Fita Floripa traz companhias da América Latina e Europa e a cada ano multiplica o seu público. Na primeira edição, em 2007, foram 15 mil espectadores e em 2009, saltou para 30 mil. São esperadas mais de 40 mil pessoas para este ano.

Os grupos europeus convidados para a edição de 2010 são da Bélgica, Espanha, França e Alemanha. Da América Latina, além de três representantes do Chile, há companhias brasileiras e catarinenses convidadas. O Fita Floripa está alinhado com os principais eventos do gênero do país e do mundo e conta com quatro espetáculos já apresentados no Festival Mondial des Théâtres des Marionnettes, de Charleville Mezières, na França, o maior evento do mundo em teatro de animação. É o caso de LIFE.stories, da cia Marc Schnitter Figuren Theatre, da Alemanha, o Ultimo Heredero, do grupo Viaje Inmovil, do Chile, Los Funestos Esponsales de Don Cristobal, da Pelele Marionetes (França/Espanha), e As Aventuras de Benedito, da Mamulengo Jatobá (Brasil).

O Fita Floripa é um dos principais eventos do gênero do país. Apresenta espetáculos para todas as idades e também oferece oficinas para quem deseja desenvolver as técnicas do teatro de animação. O festival surgiu em 2007 para ampliar o acesso a espetáculos com esta linguagem no Brasil.


[ Zélia Sabino e Sassá Moretti, coordenadoras do Fita ]

A idealizadora é a professora de artes cênicas Sassá Moretti, que via a necessidade de um grande festival para que os alunos tivessem contato com as inúmeras possibilidades das técnicas de manipulação e o trabalho minucioso de reconhecidos grupos de teatro. O festival ganhou corpo a partir da parceria com Zélia Sabino, do Departamento Artístico e Cultural da UFSC, que divide com Sassá a organização de um festival que cresce a cada ano e enriquece o calendário artístico da cidade, ocupando praticamente todos os principais espaços culturais de Florianópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário